"O que Lénin e Trotsky não atingiram com o fim de conduzir as forças que dormitam no bolchevismo para a vitória final, será obtido através da política mundial da Europa e América." - Rosenberg 1930

quarta-feira, 20 de julho de 2011

quem disse que o PCP nunca governou?

Crescimento da produtividade total dos factores em Portugal, 1960-2009

















Fonte: AMECO

sim, o PCP já governou Portugal e o seu "modelo" já foi aplicado. o modelo chamou-se PREC e teve resultados desastrosos. além de quase terem empurrado o país para uma ditadura comunista controlada desde Moscovo, também deram cabo da economia do país, "obrigando" à vinda do FMI em 1977 (e depois outra vez, em 1983), graças às medidas tomadas no PREC.
no gráfico acima, é perfeitamente óbvio como a produção nacional caiu escandalosamente no período de 74-75, precisamente o período do PREC com o governo de Vasco Gonçalves e outros comunistas em pastas importantes dos governos provisórios... a essa queda abrupta, seguiu-se uma recuperação com a "normalização democrática", no entanto o país nunca mais se encontrou e teve outro baixo no período de 81-84, não tão baixo como o de 74-75 mas que obrigou outra vez a vinda do FMI. porém o país nunca mais atingiu os picos das décadas de 60 ou 70. o PS e o PSD têm arruinado o país, e o governo PS obrigou a vinda do FMI pela terceira vez, este ano. mas a raiz do problema foi sem dúvida o (des)governo do PREC.


















como podem ver aqui também neste gráfico, a taxa de desemprego "disparou" precisamente em 1974 e a tendência tem sido para aumentar, não para diminuir


















neste outro gráfico, é vísivel que a dívida pública, que era monstruosa durante a I Républica, mas que foi contida durante a Ditadura Militar e o Estado Novo, disparou novamente, e precisamente em 1975, para nunca mais deixar de crescer e utrapassar já a dívida monstruosa da I Républica...é a maior dívida dos últimos 160 anos.


















este gráfico aqui também mostra como o crescimento do PIB potencial, que era uma realidade, foi travado precisamente entre 1970 e 1975 para nunca mais parar de descer, até ao recorde do desastre...


a culpa é dos socialistas e "social-democratas"? sem dúvida. mas quem iniciou este processo? quem começou o descalabro? quem começou por destruir a produção nacional, quem roubou o Estado e tudo o que pôde, quem descontrolou a moeda ( escudo), quem iniciou o descalabro das contas públicas, quem obrigou o FMI a vir em 1977 ?
eu respondo: foi o PCP e os seus rapazes, que (des)governaram no período do PREC...o processo iniciou-se aí, e depois foi como uma espiral...se os actuais governos são péssimos, agora imagine-se o que seria se o PCP tivesse ficado no governo !  imagine-se o que seria se algum dia o PCP ou o BE ganhassem as eleições...
seria bonito, sim senhor... a economia simplesmente acabava.

além dos motivos meramente ideológicos, espirituais, culturais, identitários e outros, também existem motivos de carácter puramente económico, e totalmente vitais, para a rejeição de ideias, políticas e governos de esquerda radical, como a estatística e a frieza dos números se encarrega de comprovar (desemprego brutal, dívida pública brutal, produção nacional nula, crescimento económico zero, descalabro, miséria, etc)
nunca este modelo económico teve bom resultado em país algum, fosse URSS, China, Cuba ou outro...basta comparar a Coreia do Norte com a sua vizinha do Sul.  os dados falam por si.

Sem comentários: