"O que Lénin e Trotsky não atingiram com o fim de conduzir as forças que dormitam no bolchevismo para a vitória final, será obtido através da política mundial da Europa e América." - Rosenberg 1930

sexta-feira, 28 de março de 2014

o fracasso do capitalismo e do New Deal





























chegados ao ano de 1938, a potência do quadro com a menor taxa de desemprego era precisamente a Alemanha NS, e mesmo já em 1937 as duas potências com menor taxa de desempregados, eram as duas potências não-democráticas do Eixo.
já os EUA, no ano em que terminou o "New Deal", 1937, tinha uma taxa de desemprego na casa dos 13% e apenas 1 ano depois, praticamente na casa dos 20% (19.8%)
e repare-se que a Alemanha veio de uma taxa na casa dos 30% de desempregados em 1932 (républica Weimar), enquanto os EUA partiram de apenas 1% de desempregados em 1929, ano da grande depressão.
é caso para dizer que capitalismo+democracia é sinónimo de desemprego e o "New Deal", que é uma tentativa de "salvar" esse capitalismo, também é sinónimo de desemprego.

3 comentários:

Pedro Lopes disse...


Eu gostava de ver um quadro semelhante a esse mas agora com os salários médios antes e durante o periodo NS. Já pesquisei mas não encontrei nada que fosse bem explicito.
Se alguém tiver um bom site sobre isso agradeço que o publique aqui.

Thor disse...

foi exactamente isso que eu também andei à procura e também não encontrei.

Pedro Lopes disse...

"British Girls in the Third Reich: 'We Had the Time of Our Lives'"

http://www.spiegel.de/international/europe/young-women-from-britain-in-1930s-nazi-germany-a-905617.html

"They said: "We had the best time of our lives." They felt fantastic being in Germany during the Third Reich. "It was the highlight of my life," one told me. To them, it was a rich experience, because England was very stuffy at that time -- lots of unemployment, terrible food and nasty weather. In Bavaria they had the crisp mountain air, a healthy life, the opera, the mountains and handsome Germans in uniform. They couldn't believe their luck! No chaperons, no parents. They had everything, including sex."