"O que Lénin e Trotsky não atingiram com o fim de conduzir as forças que dormitam no bolchevismo para a vitória final, será obtido através da política mundial da Europa e América." - Rosenberg 1930

sexta-feira, 28 de março de 2014

o fracasso do capitalismo e do New Deal





























chegados ao ano de 1938, a potência do quadro com a menor taxa de desemprego era precisamente a Alemanha NS, e mesmo já em 1937 as duas potências com menor taxa de desempregados, eram as duas potências não-democráticas do Eixo.
já os EUA, no ano em que terminou o "New Deal", 1937, tinha uma taxa de desemprego na casa dos 13% e apenas 1 ano depois, praticamente na casa dos 20% (19.8%)
e repare-se que a Alemanha veio de uma taxa na casa dos 30% de desempregados em 1932 (républica Weimar), enquanto os EUA partiram de apenas 1% de desempregados em 1929, ano da grande depressão.
é caso para dizer que capitalismo+democracia é sinónimo de desemprego e o "New Deal", que é uma tentativa de "salvar" esse capitalismo, também é sinónimo de desemprego.

2 comentários:

Anónimo disse...


Eu gostava de ver um quadro semelhante a esse mas agora com os salários médios antes e durante o periodo NS. Já pesquisei mas não encontrei nada que fosse bem explicito.
Se alguém tiver um bom site sobre isso agradeço que o publique aqui.

Thor disse...

foi exactamente isso que eu também andei à procura e também não encontrei.