"O que Lénin e Trotsky não atingiram com o fim de conduzir as forças que dormitam no bolchevismo para a vitória final, será obtido através da política mundial da Europa e América." - Rosenberg 1930

segunda-feira, 13 de maio de 2019

ocupação de Paris - antes e agora




























ainda bem que os Franceses e parisienses já correram com os malvados ocupantes "nazis".
http://hyperborea-land.blogspot.com/2014/06/imagens-da-barbarie-nazi-em-franca-paris.html

5 comentários:

Maria disse...

Thor, desculpe sair do tema, mas bem vistas as coisas vai tudo dar ao mesmo.

Lá fui ler mais um excelente e oportuno texto no German Victims. Parabéns ao seu autor e especialmente a si por publicar o respectivo blogo nessa lista à direita.
Não tinha o menor apreço pelos Grimm's Fairy Tales pelo que ouvia dizer sobre os mesmos. Passei a detestá-los quando tive oportunidade de ter maior conhecimento sobre os mesmos, já adulta. Em miúda não creio que estivessem à venda em Portugal pela evidente violência das histórias, estou certa que o Estado Novo proibiria a sua importação, mas posso estar errada. De qualquer modo, se fosse o caso, dado o seu conteúdo violento não aconselhado às crianças, os meus Pais nunca os admitiria em casa.

De facto odeio tudo, real ou literário, que se traduza em violência gratuita, influência da educação recebida já que os meus Pais eram totalmente avessos a toda a espécie da mesma. Tanto assim foi, que o meu Pai era um republicano convicto e naturalmente não apreciava o Regime (o meu Pai fez todos os seus estudos, dos quatro anos à Universidade, em Coimbra, daí sem dúvida a influência ideológica recebida, que aliás nunca abandonou mas suavizou-a bastante) não obstante não teve pejo em elogiar por diversas vezes Salazar pelas medidas políticas por si tomadas, dando particular importância à total segurança na sociedade portuguesa (contràriamente à que se verificava nos outros países sobretudo europeus) e à ausência absoluta de violência no País. Salientando a inteligente medida do Estadista quanto à neutralidade de Portugal aquando da 2ª. G.M.

Quando mais tarde tomei conhecimento dos Contos, não gostei deles por achar demasiada violência nos seus conteúdos. Porém, agora que vejo neste excelente texto a explicação daquilo que fôra inicialmente semi-oculto ou disfarçado pelos autores, embora inteligentemente direccionado - tenhamos em conta que as histórias tinham como público-alvo o povo alemão, mas não só - tenho de admitir que foram contos importantíssimos para alertar o seu povo do perigo que o rodeava já e então, não obstante desvalorizados ou incompreendidos por esse mesmo povo. Povo que sofreu as piores vicissitudes e não menores crueldades durante a primeira metade do século vinte e tudo em consequência disso mesmo.
Maria

Thor disse...

Salazar também era republicano. só não era democrata ;)
por alguma razão estamos na 3ª república agora, e não na 2ª. porque a 2ª chamou-se Estado Novo.

não conhecia os tais Grimm's Fairy Tales nem que eles avisaram sobre os judeus...mas já estou a tratar de me pôr ao corrente ;)

Maria disse...

Thor, olhe que Salazar era monárquico de certeza. Isto foi afirmado a uma televisão no Aeroporto e em directo, por D. Pedro d'Orleans e Bragança aquando da sua passagem por Portugal a caminho de Espanha. E olhe que D. Pedro sabia bem o que dizia por ter relações pessoais com Salazar. É possível que Salazar não alardeasse o facto, disfarçando um pouco por conveniência política. Sabe-se que Salazar pouco ou nada falava da sua vida particular e das pessoas com quem mantinha relações d'amizade que por vezes duraram anos e da política só falava/anunciava o estritamente necessário.

Lembre-se que o Estadista não colocou quaisquer entraves às visitas que a Rainha D. Amélia fez a Portugal e fê-lo várias vezes. E permitiu a que Raínha fosse sepultada no nosso País. E podia não o ter feito, donde...
Maria

Thor disse...

penso que não era monárquico. tinha era ligações com uma ala monárquica no início do Estado Novo ou até antes, quando ainda era só ministro das finanças da "ditadura militar".
bom, também se diz que era maçon, até se escreveu um livro sobre isso. e até se diz que era democrata-cristão !!(cristão sim, mas democrata lol...) não creio que fosse maçon, mas o certo é que tolerou aqui e ali alguns maçons no seu regime, e daí a facilidade (mais tarde) da abertura e transição para o liberalismo.

Maria disse...

Estou d'acordo e agradeço as suas respostas. E sim, é possível que seja verdade o que diz sobre o monarquismo de Salazar.


E nego terminantemente que Salazar fosse maçon, ele até expulsou a maçonaria de Portugal, como é sabido, embora tenham saído notícias em jornais pró-comunistas e só depois do 25/4...,claro!, a afirmarem que ele tinha sido tratado por médicos maçons... Duvido muito, mas se foi o caso era porque ele tinha absoluta confiança nas pessoas, ainda que fossem maçons. De qualquer modo tenho para mim que essas notícias devem ter sido obra dos comunistas a tentarem denegrir a sua imagem de Governante incorruptível, como o têm estado a fazer desde o 25 de Abril sem nunca o terem conseguido.

O meu Pai teve durante anos como seu Ortopedista um dos médicos particulares de Salazar (Prof. Vasconcelos Marques) e pelas inúmeras conversas mantidas entre ambos tê-lo-ía sabido de certeza absoluta e nunca o referiu em casa. De qualquer modo se isso foi verdade, Salazar seria no mínimo condescendente com dois ou três maçons, se tanto, desde que os mesmos não interferissem na política do Estado nem cometessem atentados ou actos subversivos por interpostos comunistas camuflados (que existiam em Portugal e não poucos, mas mantinham-se quietinhos pois todos eles eram bem conhecidos da Polícia e sabiam que esta tinha-los debaixo d'olho e ela, Polícia ou PIDE, não brincava em serviço).

Imagine-se que Salazar era tão 'mauzinho' com os comunistas que até permitiu que um actor (não me recordo do nome, tinha-o anotado algures mas não o encontro agora, porém os comunistas sabem perfeitamente de quem se trata - ele morreu há muitos anos e ainda novo) fosse dar lições de teatro a actores em Cuba e fê-lo mais do que uma vez. Este actor (que o meu Pai dizia ser um canastrão!, depois de o ver a representar em peças de teatro na RTP e parece que era, mas sendo comunista tinha sempre emprego...) NUNCA foi impedido de viajar a Cuba e de regressar sem nunca ter sido incomodado... Este actor comunista - e outros actores e actrizes haveria então com mesma ideologia - até tinha liberdade total para representar em Teatros e em peças televisivas! E esta, hein?

Thor, não precisa responder, sei que tem pouco tempo para estas andanças:)
Maria