"O que Lénin e Trotsky não atingiram com o fim de conduzir as forças que dormitam no bolchevismo para a vitória final, será obtido através da política mundial da Europa e América." - Rosenberg 1930

terça-feira, 28 de maio de 2013

lei anti-nazi bloqueada na Grécia

Lei antinazi bloqueada pelos conservadores

As dúvidas manifestadas pelo partido conservador grego Nova Democracia e as divisões internas no Governo de coligação impediram um acordo sobre a nova legislação antirracista e antinazi que tinha sido preparada pelo Ministério da Justiça.

"Não houve acordo político porque no partido Nova Democracia (ND) não estão convencidos", disse o líder dos socialistas (PASOK), Evangelos Venizelos, após uma reunião de três horas com o primeiro-ministro e líder do ND, Antonis Samaras, em que participou o presidente do Dimar, Fotis Kuvelis, partido de centro esquerda que faz parte da coligação governamental.

"Trata-se de uma questão de valores. Temos a obrigação perante o Conselho da Europa de termos uma legislação antirracista e antinazi. E aqui na Grécia é ainda mais importante porque temos um partido neonazi que viola as leis", acrescentou Venizelos, referindo-se ao Aurora Dourada, partido de inspiração nazi/fascista com 18 deputados no Parlamento de Atenas.

De acordo com a primeira proposta, a lei que foi preparada pelo Ministério da Justiça previa penas até seis anos de prisão, privação de direitos políticos e afastamento da função pública para os representantes políticos que promovam o ódio racial e a utilização de símbolos nazis.

De acordo com a imprensa grega, o projecto-lei passou mais tarde para a competência de membros da ala mais à direita do ND que, supostamente, retiraram ao texto a carga política que foi inicialmente proposta pelo Ministério das Justiça, o que terá provocado a polémica no interior da coligação.

Aliás, vários elementos do ND opuseram-se ao projecto-lei elaborado pelo ministério e mostraram-se contra a apresentação do documento no parlamento.

FONTE


a ala mais à direita da Nova Democracia está de parabéns, nem tudo é mau no seio dos outros partidos.

Sem comentários: