"O que Lénin e Trotsky não atingiram com o fim de conduzir as forças que dormitam no bolchevismo para a vitória final, será obtido através da política mundial da Europa e América." - Rosenberg 1930

sexta-feira, 28 de março de 2014

ligações NS + fascismos sul-europeus





















clicar em cima para aumentar


desfile da mocidade portuguesa em 1941, com falangistas galegos, de Vigo e Pontevedra, balilas italianos e jovens hitlerianos.
porque é que eu penso que é importante mostrar estas ligações entre estes regimes?
porque circula por aí uma propaganda de que os nazis consideravam os sul-europeus em geral como porcaria e que a sua intenção era matá-los ou escravizá-los, algo que não corresponde à verdade.
uma coisa é não haver "iguais", outra coisa é querer matar ou escravizar.
acredito que o máximo que os nazis iam fazer era pressionar os países mediterrânicos para aplicarem programas de eugenia, principalmente naquelas regiões desses países com maior grau de impureza racial.

porque é que o sistema utiliza a propaganda do extermínio ou da escravatura? usa essa propaganda para minar a solidariedade entre os nacionalismos, e para conotar o nacional-socialismo, até mesmo o nacionalismo e racialismo no geral, como "coisa de estrangeiros" e "nórdicos".
até o próprio Estado Novo, sempre ambíguo e diplomata, usou essa propaganda, sobretudo depois da derrota do Eixo em 1945.  mas antes de 1945, ainda havia algo de fascismo no Estado Novo, que depois se perdeu.

Sem comentários: