"O que Lénin e Trotsky não atingiram com o fim de conduzir as forças que dormitam no bolchevismo para a vitória final, será obtido através da política mundial da Europa e América." - Rosenberg 1930

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

toponimia suévica

como se sabe, grupos de invasores germânicos, os Suevos, vindos da Europa Central chegaram à Ibéria por volta do ano 409 d.C. e fundaram o primeiro reino medieval da Europa, com uma àrea que se estendia praticamente até Lisboa, mas com o grande epicentro na Galiza e Norte de Portugal.
um dos testemunhos dessa passagem é precisamente a toponimia - nomes de lugares, cidades, vilas, etc
um exemplo disso mesmo é Freamunde, no Norte de Portugal, tal como Ermesinde e outros, principalmente terminados em Ufe, Mil, Riz, etc
porém nem tudo o que soa germânico é suevo, pois também outro povo teutónico - os Visigodos - deixou marcas da sua passagem. exemplo disso mesmo é Gondomar - derivado do Rei Visigodo Gundemaro.

dois exemplos de topónimos do Reino Suevo são precisamente as palavras "Suevos" e "Suegos" que se estendem por localidades da parte Noroeste da Galiza.
porém mais frequentes são os topónimos "Sala" ou "Sá" tal como "Burios" ou "Boiros" espalhados pela Galiza e Norte de Portugal. curiosamente, Burios eram uma tribo Sueva, tal como Quados e Marcomanos.

as toponimias com origem em antropónimos (nomes) suevos estão muito mais concentradas no Noroeste da peninsula, como se volta novamente a ver aqui:














na àrea que diz respeito somente a Portugal,  aqui fica a concentração da toponimia de raiz sueva:























em relação à toponimia germânica, as percentagens por distrito são estas, atingindo o máximo em Braga, seguido de Lugo:














outro mapa ibérico de toponimia germânica:

Sem comentários: