"O que Lénin e Trotsky não atingiram com o fim de conduzir as forças que dormitam no bolchevismo para a vitória final, será obtido através da política mundial da Europa e América." - Rosenberg 1930

sexta-feira, 18 de julho de 2014

o poder não corrompe

João Tiago – Esqueces que, consoante ensinou Lord Acton, o poder por si corrompe. Portanto, não é possível recorrer ao poder para obstacular à corrupção política. Só quando depara com um obstáculo fiscalizador que, é precisamente a opinião pública, será detido na sua tendência para a imoralidade.

Jorge Guilherme – É tão arbitrário afirmar que o poder corrompe como sustentar que o poder ilumina e esclarece. Tudo depende do poder que se trata. Quando o seu titular estiver, graças a uma posição institucional, intrínseca, como que pessoalmente interessado em bem governar, porque carga de água há-de o poder corromper? Além disso, a opinião livre só conseguirá fiscalizar o poder se for ela mesma um poder. E a acreditar-se que o poder corrompe, é preciso novo poder para fiscalizar o poder da opinião pública e assim até ao infinito.

António José de Brito in «Diálogos de Doutrina Anti-Democrática».

dizer que "o poder" em si corrompe é das maiores imbecilidades e vulgaridades que tenho lido, um lugar comum ou chavão como outro qualquer e pensamento filosófico digno de anarca "anti-poder".
o poder NÃO corrompe.  quem é corrupto, é e ponto final. quem nasceu para ser corrupto, corrupto será. e quem é honesto, é honesto. não é o "poder" que o vai corromper.
quanto muito, há certos homens que corrompem o poder. há homens propícios à corrupção. há sistemas muito mais propícios à corrupção do que outros...ou então sistemas que, por inerência, propiciam a infiltração e tomada de poder pela ralé/escumalha e por indíviduos absolutamente corruptos.
TUDO depende do poder.  por exemplo, a democracia parlamentar é muítissimo mais corrupta que outras formas de regime. e poucas formas de regime serão mais corruptas que a democracia liberal.  só talvez o marxismo e pouco mais.
outra imbecilidade de lugar-comum é falar de "vigilância" da população, como se a "vigilância" dessa população fosse suficiente ou chegasse para impedir os roubos de quem QUER ser corrupto. quando o poder de homens que nascem corruptos, é usado para roubar, saquear e explorar a população, então essa "vigilância" de pouco ou nada serve nem ela impede nada.
por outro lado, quando homens verticais estão no poder, então a "vigilância" nem precisa de existir.
dizer que "todos os homens são corruptos", e que é preciso é reduzir ou limitar o poder, entregá-lo à população e outras do género, é conversa filosófica barata de quem reduz TODA a política ao esgoto democrático, como se só houvesse política democrática e nada mais para lá desse esterco nauseabundo...ou então simplesmente querem projectar e ver reflectida em todos os outros a sua própria natureza.
nem todos os homens ou políticos e estadistas são corruptos. mas todos os democratas são corruptos. assim é que está correcto.

2 comentários:

Anónimo disse...

O ser humano por norma é um ser fácil de ser corrompido.
O luxo e a fama,fazem uma combinação de super-ego+materialismo que podem levar à "embriaguez" espiritual.

Qualquer líder, antes de o ser, deve passar por um período de autêntica austeridade, para dessa forma ter a alma bem forjada para quando for poder, não se deixar embriagar pelos luxos, pelo materialismo, pela fama,etc,etc,...

Pedro disse...


Eu estou com a sensação que há por ai "nacionalistas" que entendem que o PSD e o CDS são partidos nacionalistas.

É uma impressão apenas.

E o mais bossal é que há por ai "nacionalistas" que defendem com unhas e dentes a intervenção militar em Gaza, e que a imprensa ocidental "esquerdista" é toda contra Israel.

É comovente....