"O que Lénin e Trotsky não atingiram com o fim de conduzir as forças que dormitam no bolchevismo para a vitória final, será obtido através da política mundial da Europa e América." - Rosenberg 1930

terça-feira, 2 de março de 2010

mapa linguistico da ibéria pré-romana




























clicar para aumentar


o mapa linguistico acima, também é étnico (pelo menos na maioria dos casos), porque àquele tempo as aculturações eram muito mais raras e escassas, logo era mais dificil um povo perder a sua lingua original pela de outro povo invasor (romano, por exemplo).
de qualquer modo, repare-se, por exemplo, no Sul da Lusitânia, que apesar de ter sido parcialmente "celtizado", não era de etnia indo-europeia (turdetana?)
as zonas marcadas a rosa e "ameixa" não são zonas indo-e. tal como o País Basco (amarelo claro) ou enclaves no extremo-sul da Espanha (côr-de-laranja, ocupação fenícia)
as zonas marcadas a verde (escuro e claro) são zonas indo-e.
as zonas onde haviam idiomas ou dialectos celtas são indicados no mapa pela letra "C"
a Lusitânia propriamente dita falava um idioma não-céltico, mas indo-europeu, apesar de se discutir muito sobre o alegado "celtismo" dos Lusitanos.
é discutivel se a àrea Lusitana chegava à zona de Lisboa e da Extremadura, mas também não é essencial.
na antiga Galécia histórica falava-se o idioma celta Galaico, provavelmente relacionado com o ramo gaélico.
mais a Sul da Lusitânia, no Alentejo Central e àrea do Guadiana (ambos os lados da fronteira entre os estados português e espanhol) falavam-se dialectos celtas.
já na àrea do Baixo Alentejo e Algarve (ocupação turdetana) apesar de não ser uma àrea indo-e. falava-se um dialecto celta ou celtizado, devido a ocupação e aculturação posteriores, conforme vem devidamente explicado na própria legenda.

Sem comentários: