"O que Lénin e Trotsky não atingiram com o fim de conduzir as forças que dormitam no bolchevismo para a vitória final, será obtido através da política mundial da Europa e América." - Rosenberg 1930

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Jobbik em alta na Hungria

O país castiga os socialistas e vira à direita. Jobbik foi a terceira força mais votada e ganha assentos no Parlamento do país.

A Hungria virou à direita e castigou fortemente os socialistas que ao longo dos últimos oito anos governaram o país, deixando-o mergulhado numa grave crise financeira e económica.

O partido conservador Fidesz, liderado por Viktor Orban, obteve entre 54% e 57% dos votos, segundo as primeiras projecções. Apesar de tudo os socialistas ficaram em segundo lugar com um resultado entre os 19% e os 20%, menos 13% do que há quatro anos. O Jobbik, formação de extrema-direita, obteve entre 15% e 17%, mais 12% do que nas eleições de 2006.

A formação xenófoba, que baseia muita da sua campanha nos ataques aos ciganos roma, ficou-se pela terceira posição. A confirmarem-se estas previsões, a extrema-direita consegue pela primeira vez ter deputados sentados no Parlamento húngaro.

Esta subida num país com uma forte taxa de desemprego, que foi salvo da bancarrota pelo empréstimo de 20 mil milhões de euros do Fundo Monetário Internacional, da UE e do Banco Mundial, é uma tendência que pode vir a confirmar-se noutros. Na Holanda, por exemplo, onde vai haver eleições legislativas antecipadas no dia 9 de Junho, o Partido da Liberdade, do controverso Geert Wilders, pode ser a segunda formação mais votada. Logo a seguir ao partido democrata-cristão do actual primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende.

O Jobbik é liderado pelo jovem Gabor Vona, de 31 anos, sendo visto por muitos como uma ameaça à democracia húngara. Os resultados oficiais da primeira volta serão conhecidos nos próximos dias e, devido a um complexo sistema, basta que um candidato não tenha maioria numa circunscrição para haver segunda volta. Esta realizar-se-á no dia 25.


FONTE

Sem comentários: